top of page
Cantareira - Núcleo Cabuçu - SP
Lucas Prado - 16/06/2022

ATRATIVOS O núcleo Cabuçu possui diversos pontos interessantes, sendo alguns deles, a trilha da cachoeira, com uma belíssima cachoeira no seu final, a barragem, forno antigo de para produção de carvão vegetal na trilha do Sagui, mirante para a represa, o recanto do Bugio, além de diversas plantas, pássaros e até pequenos animais que podem ser vistos ao longo das trilhas.
Trilha da jaguatirica, trilha com 1 km de extensão e que pode ser realizada em cerca de 1 hora, sua dificuldade é moderada, mas qualquer iniciante consegue realizá-la sem problemas, obtém um caminho estreito entre a vegetação que é alargador em alguns pontos, com diversas arvores e plantas diferentes durante o percurso, inclusive uma parte cheia de bambus que é ótima para fotos. Essa é uma trilha que percorre uma parte do parque e no final da seguimento a trilha da cachoeira.
Trilha do Tapiti, trilha curta de 500 metros e que pode ser realizada facilmente, com diversos atrativos como as araucárias e os cabuçus, arvores típicas da região. Está trilha fica logo no inicio do parque e pode ser a primeira a ser realizada, servindo como parâmetro para o quanto vai conseguir percorrer em um único dia.
Trilha do Sagui, está trilha fica mais para o meio do parque, precisando percorrer a trilha da jaguatirica para chegar nela, ou ir ao entorno da represa do Cantareira. Possui 1 km de extensão e é considerada de nível fácil, com duração de 30 minutos apenas, sendo um de seus atrativos o antigo forno que era utilizado para a produção de carvão vegetal no local.
Trilha da Cachoeira, a principal trilha do núcleo Cabuçu, possuindo entre 5 e 6 km totais, porém, que podem ser realizados através da trilha da jaguatirica. O grande atrativo é a cachoeira no final da trilha que apesar de não ser grande, gera uma vista belíssima e ótimas fotos. Em dias de semana ou se você esperar alguns minutos, consegue a cachoeira sem ninguém, perfeita para fotos, um banho de cachoeira ou simplesmente apreciar a natureza.

Como chegar ? O acesso ao núcleo Cabuçu ocorre através da Rodovia Fernão Dias, após pegando a avenida Pedro de Souza Lopes, que vai até a entrada do parque, uma entrada um pouco escondida, portanto cuidado para não passar direto. Vale ressaltar que está avenida possui curvas ótimas para quem vai de moto ou mesmo de carro e um asfalto razoável, que tirando alguns buracos é traz uma excelente experiencia. Mas cuidado por ser uma região urbana, com pessoas atravessando a rua e que necessita de certa atenção em horários mais próximos do anoitecer.
Para quem vai de ónibus, não existe uma estação do metrô próxima ao local, porém, é possível chegar através da linha 337 Guarulhos (terminal metropolitano Taboão) via Recreio São Jorge, que sai do terminal Tiete e vai até alguns metros antes da entrada do núcleo. É importante consultar mudanças na linha antes de realizar o percurso.

Dicas Para fotografar O núcleo Cabuçu vai exigir ter paciência, você vai encontrar diversos locais belíssimos para as fotos, porém, que podem estar com algumas pessoas, basta aguardar que logo terá um momento sozinho no local, já que é um parque com pouca visitação. Alguns locais são muito interessantes para fotos, como a barragem, a cachoeira e algumas partes da trilha da cachoeira onde vai encontrar diversos pássaros, por conta das arvores frutíferas.
O parque estadual da serra da Cantareira é o maior parque próximo de área urbana do Brasil, localizado na zona norte de São Paulo, porém, com partes em Guarulhos, Mairiporã e Caieiras, obtendo uma grande reserva florestal e zonas livres para a visitação, chamadas de núcleos e que permitem a realização de visitação, trilhas e piqueniques. O nome Cantareira foi dado pelos tropeiros, pessoas que realizam o transporte antes da construção de estradas no Brasil, neste período era comum o armazenamento de água em cântaros, grandes jarros de barro, estes eram guardados em Cantareiras, prateleiras que armazenavam estes jarros, e como a região obtinha uma grande quantidade de água adotou-se o nome de Cantareira.
O núcleo Cabuçu é o caçula da família, sendo o último núcleo a ser criado, com inauguração em 2008, enquanto o parque do Cantareira foi criado em 1963. O núcleo tem cerca de 2300 hectares de área, sendo o maior núcleo de todo Cantareira e que possui uma das maiores diversidades em fauna e flora, além de recursos hídricos.


INDICAÇÃO Este núcleo é indicado para pessoas que queiram fazer trilhas, piqueniques ou simplesmente apreciar a natureza, com trilhas autoguiadas e de fácil acesso, sendo dividas em 4 trilhas principais que podem ser realizadas em conjunto ou separadamente, dependendo a disposição do visitante. Vale lembrar que as trilhas não são indicadas para crianças com menos de 13 anos e pessoas com problemas de saúde que impeçam a sua locomoção com facilidade. Porém é possível realizar uma das trilhas menores do parque para testar a sua condição física antes de encarar outra maior, obtendo trilhas de fácil acesso e que facilitam para os iniciantes.


Um dos principais atrativos do local é a realização de trilhas em mata fechada, para isso é necessário a contratação de um guia local no centro de informações turísticas (imagem ao lado). As trilhas custam em média R$ 50,00 / pessoa e podem ser realizadas todos os dias da semana, com níveis que vão de trilhas fáceis de 2 horas, até trilhas difíceis e que desafiam os já experientes no esporte.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO O funcionamento do parque ocorre de quarta a domingo, das 8 da manhã até as 14 Horas, sendo este o horário para a entrada no parque e a permanência ocorre até as 16 horas. Próximo do horário de fechamento do parque alguns funcionários vão percorrendo as trilhas para buscar os atrasados, desta forma existe o controle de pessoas no parque.













PARA SABER MAIS:
https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/parque-estadual-cantareira-nucleo-cabucu/
CUSTOS O valor da entrada no parque é de R$19,00 (Valor de janeiro de 2022), com possibilidade de pagamento de meia entrada. O estacionamento para carros e motos já incluso e na entrada do parque.

Todos os dias são ótimos para realizar a visitação neste núcleo, por não obter um grande número de visitantes é fácil você ir em um domingo e o conseguir pegar a cachoeira sem ninguém ou mesmo com uma ou duas pessoas. Ótimo local para pessoas que querem ir para um local com pouca gente e só tem o domingo de folga.


















bottom of page